segunda-feira, 28 de março de 2016

Aprenda a fazer uma horta vertical com blocos de cimento



Necessitamos de:

- blocos de cimento;
- Substrato para horta:
- areia comum;
- argila expandida;
- lixa nº 180;
- tinta latex (comum);
- pincel;
- manta de bidin;
- cascas de madeira;

- mudas de plantas.


PAP com a arquiteta e paisagista Thais Ayres...



 


sábado, 26 de março de 2016

Saiba como tirar mudas de samambaias - Christiane Roncato*



Reprodução por DIVISÃO DE TOUCEIRA...







*Arquitecta e paisagista 


Conheça algumas espécies de samambaias para o cultivo em casa



Samambaia amazonas (Polypodium decumanum)





"O cultivo da samambaia amazonas (Polypodium decumanum) deve ser em locais com boa claridade e sol fraco. A planta bastante ornamental é do tipo pendente, de tamanho grande e com folhas bem recortadas." 

 
Samambaia americana (Nephrolepis exaltata)





"A samambaia americana (Nephrolepis exaltata) tem coloração verde claro e aspecto compacto devido às touceiras volumosas. Assim como outras espécies de samambaias, a planta gosta de solo úmido e sol fraco."


Samambaia de metro (Polypodium subauriculatum)





"A samambaia de metro (Polypodium subauriculatum) possui folhas que chegam a dois metros de comprimento. Para deixar a longa folhagem com caimento livre, uma opção é usar suportes pendurados em correntes, fixados por ganchos."


Samambaia renda francesa (Rumohra adiantiformis)





"Com folhagem mais delicada comparada a de outras espécies, a samambaia renda francesa (Rumohra adiantiformis) precisa de solo úmido, deve ser colocada em ambientes com boa claridade e não gosta de vento."


Samambaia paulistinha (Nephrolepis pectinata)





"A samambaia paulistinha (Nephrolepis pectinata) é uma planta rústica, que pode ser cultivada diretamente no solo, em local com meia-sombra."


sexta-feira, 25 de março de 2016

Poder dos Alimentos - Flores Comestíveis





Amor-perfeito (Viola x wittrockiana)




Calêndula (Calendula officinalis)




Capuchinha (Tropaeolum majus)




Manjericão (Ocimum sp.)




Mini-rosa (Rosa chinensis var. semperflorens)





Rosela/Hibisco (Hibiscus sabdariffa)




Violeta-perfumada (Viola odorata)









"Virginia Nowicki entrevista a herborista Sabrina Jeha, do viveiro Sabor de Fazenda*, que mostra como cultivar e apreciar o sabor e os nutrientes das flores comestíveis!"


Outras flores comestíveis...

Flor de Alecrim
Flor de Sálvia
Flor de Lavanda
Rosas
Jambu (Agrião-do-Pará)



*Sabor de Fazenda - Viveiro Orgânico de Ervas e Temperos
Blog
Canal YouTube

 

Horta em sapateira










Fonte


Horta e Pomar em Vaso
Blog 

 

segunda-feira, 21 de março de 2016

Outubro - Mês de Plantar Bolbos



Programa: "Praça da Alegria", RTP 1

Tema: Outubro - Mês de Plantar Bolbos




PAP com Luís Alves*...
  



"Os bolbos devem ir ao solo entre Setembro e Outubro."



Frésias








Tulipas



 


Lírios





 
Ranunculus



 



Crocus



 
 




Narcisos



 


Jacintos



 


Muscaris







*Cantinho das Aromáticas (Vila Nova de Gaia)


Facebook: https://www.facebook.com/cantinhoaromaticas/timeline?ref=page_internal


domingo, 20 de março de 2016

Peppa: Jardinagem








"Peppa é uma porquinha amorosa que mora com seus pais e seu irmãozinho, George. Peppa adora brincar de se fantasiar e passa o dia saltando entre as poças de lama ao redor de susa casa. Suas aventuras sempre terminam com muitas gargalhadas. Peppa é uma porquinha amorosa que mora com seus pais e seu irmãozinho, George. Peppa adora brincar de se fantasiar e passa o dia saltando entre as poças de lama ao redor de susa casa. Suas aventuras sempre terminam com muitas gargalhadas."

Peppa Pig - Canal Oficial (Português - Brasil)


 

ORQUÍDEAS o ano todo - Julia Meyer Pflug*


Casa e Jardim

"Apesar da aparência delicada, as orquídeas são guerreiras: conseguem se adaptar bem a diversos ambientes e florescem o ano inteiro. Assista ao vídeo feito no Orquidário Morumby, em São Paulo, com algumas das mais de 25 mil espécies originárias de diferentes partes do mundo e a melhor maneira de cultivá-las.

Por Cristiane Senna e Vanessa Lima"





*Proprietária do Orquidário Morumby


Orquidário Morumby (São Paulo-Brasil)
Site Oficial: www.morumby.com.br

Tevista Casa e Jardim
Site Oficial: www.casaejardim.com.br


PRIMEIROS SOCORROS para as plantas - Nô Figueiredo*






"No começo da primavera as plantas saem do repouso vegetativo e a vida volta ao jardim... as pragas e doenças também costumam aparecer nesta época... Nesse vídeo, que foi ao ar no programa Arte Brasil do canal Rural em 11 de novembro de 2011, a paisagista Nô Figueiredo ensina os primeiros cuidados usando ingredientes que temos em casa."


LER o artigo publicado em 11 de Nov de 2011...


Cortar ou não a haste da Phalaenopsis?


PAP - Como podar uma Orquídea Phaleanopsis







Mas como cortar?

Para quem quer saber como eu corto, fiz um pequeno esquema.

Primeiro vamos entender o que é um "nó".






O nó é essa marca na haste.

A haste pode ter mais de 6 nós e o espaçamento entre eles varia também de planta para planta.



Passo-a-passo...






Passo 1

Agora que você identificou o nó, conte de baixo para cima, ou seja, das folhas para a ponta da haste: 1, 2, 3!

 
Passo 2
 
Marque dois dedos a cima do nó de número três e corte com uma tesoura afiada e esterelizada.

 
Passo 3

Para finalizar, salpique um pouco de canela em pó no corte, isso mesmo, o ingrediente culinário, que fica muito bom com banana assada (risos).

A canela impede a entrada de fungos e bactérias. Por isso deve ser usada sempre que for feito um corte na planta.


Importante:

Para esterelizar a tesoura você pode:


- Colocar sob a chama do fogão até ficar alaranjada;
- Deixar de molho na água sanitária diluída em água por 30 minutos;
- Deixar de molho no álcool puro (sem diluir)


Por que esterelizar?


Para evitar que fungos e bactérias que estejam na tesoura entre pelo corte que você fez na planta e ataque a sua orquídea.
  

Fonte / Ver tudo


 

Flores coloridas de inverno - Marcelo Marthe







Programa: O Jardineiro Casual - Veja

"Marcelo Marthe mostra que o outono é o momento certo para semear ou plantar mudas novas das flores típicas do clima temperado. Com cuidados simples, você pode cultivar espécies como AMOR-PERFEITO, PETÚNIA e CRAVINA nos jardins de sol pleno ou até à meia-sombra na varanda de seu apartamento."



Aprenda o segredo para cultivar uma BROMÉLIA - Marcelo Marthe







 Programa: O Jardineiro Casual - Veja

"Apesar de acumular água entre as folhas, estudos demonstram que a espécie não reproduz o mosquito da dengue e que é segura para decorar sua casa."



Germinar sementes mais rápido no algodão!






"Uma técnica muito fácil que quando criança fazia na escola de germinar o feijão no algodão!"




COMO CULTIVAR: Amor Perfeito/Viola





Calendário de plantações para o ano inteiro



Nada como uma boa planificação para exibir permanentemente um jardim florido e uma horta cuidada. Veja as espécies botânicas e hortícolas que deve semear em cada um dos meses.





A primavera é, por excelência, a estação do ano em que os jardins se encontram no seu máximo esplendor. Mas, para que isso suceda, é preciso ter semeado e plantado antes as espécies mais adequadas a essa estação. Para que saiba quais as variedades florais que deve semear em cada uma das diferentes épocas, elaborámos um guia mensal que também lhe indica as sementeiras que deve fazer na sua horta, nos seus canteiros ou nos seus vasos, para que se possa organizar de uma forma efetiva e eficiente.


Janeiro

O primeiro mês do ano está longe de ser aquele que mais trabalho exige no seu jardim. Nesta época, a grande maioria das plantas encontra-se em descanso vegetativo. Ainda assim, depois de desfazer a árvore de Natal e de arrumar todas as prendas que a sua família recebeu durante a quadra natalícia, pode semear petúnias, ervilhas de cheiro e gipsófilas, além de espécies anuais de verão, bienais, rosas e bolbos de vaso.

Esta é uma boa altura para o fazer. Se tem uma horta ou gosta de fazer experiências no seu quintal ou até mesmo num dos cantos da sua varanda, pode sempre semear agriões, alfaces, cebolas, coentros, espinafres e nabiças.


Fevereiro

O Carnaval aproxima-se a passos largos mas a máscara que vai usar este ano não pode ser a única coisa a ocupar a sua mente. Nesta altura do ano, deve ter as tesouras de poda sempre prontas para os trabalhos de poda. Tudo o que se encontre seco, deteriorado ou com mau aspeto deve ser removido. Esta é também a altura em que deve plantar coníferas, árvores de sombra de folha caduca e espécies de folha perene.

Esta é ainda uma boa época para semear coleos e ainda ervilhas de cheiro e gipsófilas, caso não o tenha feito em janeiro. Na horta, é tempo de avançar com a sementeira de abóboras, acelgas, agriões, aipos, alfaces, alho francês, beterrabas, cebolas, coentros, couve galega, couve de repolho, couve tronchuda, nabos, rabanetes, salsa e tomate.


Março

Com a primavera à porta, não espere demais para começar a preparar o espectáculo de cor que inundará o jardim nos próximos meses. Meta mãos à obra e semeie asteres, coleos, cravínias, crisântemos, estatice, gipsófilas, verbenas e zínias, além de ageratos, petúnias e cravos-túnicos. Na horta, este é um dos meses de maior actividade no que se refere a sementeiras e plantações.

Abóboras, acelgas, agriões, aipos, alfaces, alho francês, beldroegas, beringelas, beterrabas, cebolas, coentros, couve-bróculo, couve-de-bruxelas, couve galega, couve lombarda, espinafres, melancias, melões, nabiças, nabos, pepino, pimentos, rabanetes, salsa e tomate são as espécies que deve semear.


Abril

Enquanto vai pensando nos seus planos para a Páscoa, centre as suas atenções nos bolbos estivais, comece a adubar e a incrementar as regas à medida que a temperatura vai subindo. No que respeita a novas sementeiras, esta é uma boa altura para fazer as de artemisas e cosmos (ao sol), astilibes (à sombra), asteres, coleos, cravínias, crisântemos, estatice, gipsófilas e zínias.

Na horta, semeie abóboras, acelgas, agriões, aipos, alfaces, alho francês, beldroegas, beringelas, beterrabas e cenouras. Coentros, couve-bróculo, couve-de-bruxelas, couve-nabiça, espinafres, melancias, melões, nabiças, nabos, pepino, pimentos, rabanetes, salsa e tomate são outras das sementeiras que também pode (e deve) fazer ao longo deste mês.


Maio

Este é o mês em que se verifica uma profusão de flores nos jardins. Aproveite o bom tempo que se começa a fazer sentir e plante os bolbos e tubérculos que florescem já no verão ou no próximo outono, assim como begónias, dálias, asteres, coleos, cravínias, crisântemos, estatice, gipsófilas e zínias. Na horta, a lista de sementeiras não varia muito em relação aos meses anteriores.

Semeie abóboras, acelgas, agriões, aipos, alfaces, alho francês, beldroegas, beterrabas, cenouras, coentros, couve-bróculo, couve-de-bruxelas, couve-nabiça, espinafres, flor de mostarda, melancias, melões, nabiças, nabos, pepino, pimentos, rabanetes, salsa e tomate.


Junho

A sua mente já só pensa na praia, nas sardinhadas, nas festas dos santos populares e nos feriados mas, se quer mesmo ter um jardim bonito e florido, tem de arranjar tempo para calçar as luvas e enfiar as mãos na terra. Esta época é indicada para plantar vivazes, maciços à base de áster, rudbequias, heliantus e bolbosas como os gladíolos, begónias e agapantos.

É também uma boa altura para semear gipsófilas, goivos, miosótis e prímulas. Na horta, continua a ser tempo para semear abóboras, acelgas, agriões, alfaces, beldroegas, cenouras, coentros,
couve-bróculo, couve-de-bruxelas, couve-nabiça, espinafres, flor de mostarda, rabanetes e salsa.


Julho

Nesta altura, só já pensa nas férias e nos mergulhos que irá dar ou na tal viagem que irá finalmente fazer. Este é, contudo, também o mês em que deve plantar as espécies com cores garridas que vão encher as suas jarras lá de casa no inverno. É tempo de plantar petúnias, salvas e cravos-túnicos, além de asteres, goivos, gipsófilas, prímulas e miosótis.

Na horta, se ainda não o fez, semeie acelgas, agriões, alfaces, beldroegas, beringelas, beterrabas, cenouras, coentros, couve-bróculo, couve-de-bruxelas, couve chinesa, couve galega, couve lombarda, couve nabiça, couve de repolho, couve tronchuda, espinafres, rabanetes e salsa.


Agosto

Enquanto aproveita para relaxar e conseguir o bronze que andou os últimos meses a ambicionar, o jardim continua a celebrar a grande festa do tempo quente que faz luzir uma panóplia de cores e cheiros sem fim. Se não estiver demasiado calor ou um tempo demasiado seco, transplante as bienais de primavera a partir das bandejas de sementeira e semeie amores-perfeitos, asteres, centaureas, goivos, linho de jardim, margaridas, prímulas, sálvias e verbenas, além de coníferas de floração primaveril, adquiridas em centros de jardinagem.

Na horta, além de acelgas, agriões, alfaces, cenouras, coentros, couve-bróculo e couve-de-bruxelas, semeie couve galega, couve lombarda, couve nabiça, couve de repolho, couve tronchuda, espinafres e salsa.


Setembro

Com o regresso às aulas e ao trabalho, o seu jardim passa a exigir novos cuidados. No que respeita a sementeiras e plantações, semeie bolbos de outono de floração primaveril, nomeadamente túlipas, narcisos, muscaris e crocos, além de amores-perfeitos, asteres, centaureas, goivos, linho de jardim, margaridas, prímulas, sálvias e verbenas. Na horta, a lista não se altera muito.

Agriões, alfaces, beldroegas, cebolas, cenouras, coentros, couve-bróculo e couve-de-bruxelas,
couve-flor, couve galega, couve lombarda, couve nabiça, couve de repolho, couve tronchuda, espinafres, nabiças, nabos, nabo greleiro, rabanetes, rábano e salsa são as sementeiras que deve fazer.


Outubro

As folhas que começam a cobrir os solos tendem a provocar mais danos do que benefícios. Além de ter de as limpar para proteger outras espécies, não pode também descurar as sementeiras e plantações típicas desta época, como é o caso de crocus, muscari, arbustos perenes, coníferas, sebes, amores-perfeitos, asteres, centaureas, goivos, linho de jardim, margaridas, prímulas, sálvias e verbenas.

Na horta, pode semear agriões, alfaces, alho francês, couve-flor, couve galega, couve lombarda, couve nabiça, couve de repolho, couve tronchuda, espinafres, flor de mostarda, nabiças, nabos, nabo greleiro, rabanetes, rábano e salsa.


Novembro

Com a chuva e o frio, chega novamente o tempo de proteger e limpar as espécies do seu jardim. Uma vez que toda a protecção é pouca para o período de frio que se avizinha, não adie esta tarefa para muito mais tarde. Se quer ter um jardim florido, vistoso e cheiroso na próxima primavera, aproveite ainda para semear arábides e alhelies, além de amores-perfeitos e ervilhas de cheiro.

Na horta, é tempo de semear agriões, alfaces, cebolas, coentros, couve-flor, couve tronchuda, espinafres, nabiças, nabos, nabo greleiro, rabanetes, rábano e salsa.


Dezembro

Este é o mês em que o espírito natalício se apodera de si. E o stress provocado pelas compras de Natal e pelos preparativos da Consoada também! Sendo Dezembro um dos meses mais frios do ano, as flores e as plantas necessitam de cuidados especiais para fazerem face às baixas temperaturas. No que respeita a sementeiras e plantações, as últimas semanas do ano devem ser aproveitadas para plantar amores-perfeitos e prímulas, mas também ervilhas de cheiro.

Na horta, é tempo de semear agriões, alfaces, cebolas, coentros, nabiças e salsa.


Texto: Luis Batista Gonçalves

Fonte


 

Faça você mesmo: Sementeiras – 5 Ideias Low Cost



Rolo de papel higiénico
Copo de plástico para café
Copo de iogurte
Caixa de morango


 




 

3 Adubos Naturais que podem fazer em casa



Rega com leite
Cascas de ovos
Borras de café





Como Cultivar um Jardim de Borboletas



"Adicione beleza e vida ao seu jardim com flores e plantas que atraem borboletas. Existem várias plantas que atraem borboletas, são fáceis de cuidar e ficam bonitas no jardim. É importante incluir plantas hospedeiras para dar um lar para as larvas (lagartas) e plantas com néctar para as borboletas se alimentarem."





Asclepias, que atraem monarcas.

Salsa atrai as Cauda-de-andorinha.

Plantas do gênero Buddleja (Arbusto de borboleta) são adequadas para as caudas-de-andorinha.

Asclépia-do-brejo também serve como hospedeira para as lagartas da monarca.

Margaridas são perenes e as borboletas adoram.

Zínias atraem muitas borboletas, e as plantas altas são especialmente preferidas. Elas são anuais e fáceis de cultivar a partir da semente.

Pentas adequadas para cauda-de-andorinha, anual em climas frios.

Heliotrópio atrai várias borboletas e chega a até 60 cm de altura, podendo ser plantada em vaso. É perene em climas amenos.


Fonte / Ver tudo


 

Como Reciclar Cascas de Ovos em Atividades de Jardinagem



"Uma casca de ovo é a cobertura exterior de um ovo. A indústria de alimentos dos EUA acumula 150 mil toneladas de cascas de ovo a cada ano. Cascas de ovo de galinha, que são o principal tipo de casca de ovo acumulado, são constituídas por 93 a 97 por cento de carbonato de cálcio, além de cálcio, nitrogênio e ácido fosfórico. Estes nutrientes tornam as cascas de ovos uma escolha ideal para o uso em jardinagem. Use essas dicas para reduzir o desperdício e beneficiar o seu jardim através da reciclagem de cascas de ovos na jardinagem."



 







Faça Você Mesmo Planta Suspensa (STRING PLANTS*) - Leonardo (Dutra Máquinas)



"O Leonardo que é Paisagista vai no ensinar como fazer aquelas charmosas plantas suspensas.
Aprenda com ele!

Você vai utilizar os seguintes materiais:

 
- Musgo seco,
- 1 muda (lembrando que a escolha da muda é essencial, se a planta for ficar suspensa em ambiente externo, lembre-se de usar uma planta de sol),
- 1 pedaço de manta geotextil,
- 1 pedaço de nylon.







O primeiro passo é separar o musgo seco em um recipiente e umedecer, depois pegue a muda e retire o saquinho e comece a moldar a terra. Coloque a manta geotextil e um pouco de substrato, enrole a manta na muda, pra finalizar envolva com o musgo e utilize o nylon para amarrar pendurar.

Faça você mesmo esse projeto simples mas que deixa a sua casa bem bonita!"


Hortas em casa - Programa Contas Poupança (4ª Feira, Jornal da Noite, Canal SIC)




 




Programa: Contas Poupança (4ª Feira, Jornal da Noite, Canal SIC)

Tema: Hortas em casa

Data: 24 de Jun de 2011


 

Entrevistados:

- Mário Esteves (Engrº Agrónomo) - Lisboa
- Miguel Martins (Empresário)
- João Henriques (Designer Industrial) - Lisboa


Faça você mesmo: Horta suspensa





"Que tal ter uma horta pendurada no teto da área de serviço ou na varanda do quintal de casa? A alternativa pode ser uma boa opção para donas de casa que criam galinhas, coelhos, cachorros ou outros animais que não deixam o jardim florescer.Para fazer a horta suspensa você vai precisar:


- Uma muda de planta (pode ser tomate, feijão verde ou seu legume favorito);
- Uma garrafa de refrigerante pequena;
- Um perfurador;
- Fita adesiva;
- Estilete ou faca afiada;
- Terra vegetal suficiente para preencher 3/4 da garrafa;
- Xaxim;
- Corda."